Ainda sobre a Assembleia de Freguesia do dia 30 de Dezembro há aspectos que ressaltam, na minha perspectiva.
É certo que a equipa que está à frente da nossa Freguesia apenas está a trabalhar há dois meses mas parece-me razoável que em determinados aspectos o pouco tempo de trabalho não serve de desculpa. Desconhecimento total de dossiers importantes para Travanca, quer sejam ou não competência directa da Junta, não são desculpáveis com o pouco tempo ou inexperiência. Para nós olhar pelos interesses de Travanca vai muito além da simples gestão de dinheiro ou falta dele. É exemplo disso o erro grosseiro apresentado no orçamento para 2010 em que transformaram 16500 € relativos a transferências da DREN que são geridas em Travanca pela Associação de Solidariedade Social de Travanca (ATL)em obras (alguém questionou: será que o ATL vai financiar a Junta?). Tal não teria acontecido se tivesse havido a humildade em, apenas, estudar os documentos idênticos dos mandatos anteriores. Cumpre-me deixar no ar as seguintes questões: será que os interesses e necessidades da freguesia estão suspensos há dois meses? Por quanto tempo mais estarão?
A tónica de intervenção dos elementos do Partido Socialista será sempre na defesa dos interesses de Travanca e sempre com o nível de exigência que lhe teria sido colocado caso fosse executivo, ou pelos travanquenses ou pelo sentido de responsabilidade que sempre fez com que o trabalho o exigisse a si próprio. Neste sentido deixo mais uma questão no ar: o que aconteceria, ainda relativamente ao exemplo atrás descrito, se o orçamento e plano apresentados para 2010 tivessem sido aprovados em vez de retirados para rectificação proposta pelo Partido Socialista?
Em conclusão deixo aqui uma constatação: parece que para algumas pessoas o principal problema da freguesia é a limpeza das valetas e outros espaços públicos, ou a falta dela, e para outras é mais fácil reclamar de situações passados 4 ou 8 anos do aparecimento dos problemas.
Um coisa garanto, se a Junta de Freguesia de Travanca fosse gerida por mim e pela minha equipa estariam já satisfeitos, em dois meses e entre outros, os seguintes anseios: relvado sintético na escola do Outeiro, estariam já em conclusão as obras de alargamento e beneficiação da Rua da Fonte das Canas, pagamento dos 1000€ ao Grupo Columbófilo "os Unidos de Travanca" relativos a 2008 e 2009, portadas de madeira nas janelas do ATL, cortinas na varanda/marquise do jardim infantil. Teríamos feito isto e já estaríamos a trabalhar em algo mais e melhor, mais estruturante, para Travanca, com a mesma situação financeira que a junta actual tem. E porquê? Porque há muita coisa que se resolve sem dinheiro mas com muita astúcia, imaginação e...falando com as pessoas certas.
Um abraço a todos e ... um bom ano de 2010.
Nuno Jesus
Nem sei o que diga... Então essa gente foi eleita para "roçar" caminhos?
ResponderEliminarNão é que seja pouco importante a limpeza da freguesia, mas há muito mais para além disso.
Caro Nuno, façam uma oposição séria e responsável pois a JF tem que ser ajudada e a freguesia precisa.
Claro está que os passos n~so podem ser dados só de uma parte...