"TravancAlternativa"

Aqui encontramos um novo espaço de fórum sobre a realidade da nossa terra. Uma nova forma de encarar a vivência de Travanca, onde todos poderão intervir, elogiar, criticar tudo o que vai sendo feito, ou talvez não! Aqui estará vertida ainda a visão dos eleitos do Partido Socialista para a Assembleia de Freguesia de Travanca sobre a actuação do novo poder autárquico eleito em 11 de Outubro de 2009.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Quais os benefícios da "Alta Tensão"?


Desde há muito que a nossa freguesia é atravessada por várias linhas de alta tensão.
Todos entendemos a sua importância, pois sem elas a corrente eléctrica não poderia ser conduzida aos vários pontos do território.
Porém, para além das condicionantes que estas infraestruturas provocam e do perigo associado a eventuais acidentes, estão a desenvolver-se estudos que procuram saber se haverá alguma ligação entre a corrente de alta tensão e o aparecimento de cancro.
Com todas estas questões, pergunto se não seria razoável que exigíssemos benefícios por parte da REN, designadamente com uma rede de iluminação pública mais potente do que a que actualmente existe em praticamente todas as vias de comunicação da freguesia.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Tempo de Natal...



Enfeitam-se as casas, enfeitam-se as ruas... há no ar todo um Espírito característico desta época.

Todos colaboram neste espírito, cada um nas suas competências, e nas mais diversas formas, enfeitando todos os espaços, as casas, as ruas...
É a vertente pagã e comercial do Natal, o Natal que primeiro que tudo é um símbolo cristão.




Natal é para os cristãos a celebração do nascimento de Jesus... um dia mágico.
Mais de 2000 anos, continuamos a celebrar esse momento.

Caros amigos, Travanquenses ou visitantes, deixamos aqui os votos de um Santo e Feliz Natal e um Próspero Ano de 2010!

Um Abraço

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Passagem de nível encerrada em Susana.

A passagem de nível de Susana foi encerrada pela REFER por razões de segurança. Acontece que de algum tempo a esta parte tem sido atravessada por viaturas porque foi desbloqueada de forma irresponsável.
Em devido tempo, há cerca de um mês, alertei o Presidente da Junta de Freguesia para o efeito, para que providenciasse junto daquela entidade para que a situação fosse reposta.
Como daí até agora nada foi feito eu próprio hoje mesmo, na qualidade de cidadão, oficiei a REFER alertando para a situação.
Vamos que acontece uma tragédia?...

sábado, 12 de dezembro de 2009

A Alameda

É sem dúvida uma alameda interessante e, particularmente no Verão, é agradável usufruir da sombra das frondosas árvores que a enchem uma das principais ruas da nossa freguesia, muito frequentada pois dá acesso à sede da J. de Freguesia.
Porém, repare-se, caso não sejam devidamente podadas, quando crescerem, as árvores ficarão com as copas sobrepostas e sem grande espaço para alargar muito mais.
Quanto aos passeios, por onde passarão os peões?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O que de bom há cá...!

...e passa por aí!










Venham mais realizações!

EB 1 do Outeiro



Recentemente constatámos, com muito agrado, a conclusão de obras de melhoramento na Escola do Outeiro.

No entanto impõe-se que sejam repostas algumas omissões que se constatam quer na noticia do Correio de Azeméis de 24/11/2009 quer no site da C. M. O. Az..

Primeiro de tudo achamos que deveria ter sido feita a devida referência ás empresas travanquenses que ofertaram todos os materiais para a execução dos polidesportivos.

Damos de barato que não se tenha dito que quem deu o impulso ás obras foi a Junta de Freguesia anterior, com a colocação de caleiras e com o fornecimento de todos os materiais para o alargamento da via, agora não agradecer aos benfeitores não ficou nada bem.

Deveria ter sido dito que as obras já eram reivindicadas há anos e sempre foram sendo proteladas pelo executivo camarário do PSD pelo que quando se refere que "As obras avançaram rapidamente no terreno..." só poderá ser feito para aproveitamento politico.

Podiam ainda referir que a nova caixilharia, que será, talvez agora, a maior necessidade da escola, vem sendo prometida ano após ano, de Verão para Verão, pelos responsáveis do PSD sem que as promessas sucessivas tenham sido cumpridas. As crianças não merecerão já há muitos Invernos melhores condições de conforto dentro das salas de aula, sem frio e sem chuva a entrar pelas janelas? Não merecerão melhores condições de segurança nas entradas da escola que permitam que algum assaltante não lhes leve os materiais e equipamentos de trabalho e aprendizagem?

Deveria ter sido referido que os portões estavam nas instalações da Câmara há meses para serem rectificados após o alargamento.

Deveriam ter noticiado também que as medidas para as vedações já estavam tiradas há tanto tempo quanto o pormenor dos portões.

Poderiam ter justificado o porquê de em quatro anos passados raramente ou nunca haver tapete para pavimentações e ele agora ter aparecido. Será que aquele edifício durante esses quatro anos foi um qualquer que não uma escola, onde se formam os homens e mulheres do amanhã?

Poderiam ter explicado o porquê de ainda não haver relvado sintético no polidesportivo maior.

Importa dizer aqui que se a Junta de Freguesia fosse do Partido Socialista as obras realizadas ter-se-iam efectuado na mesma, quer tivessem ou não ajuda da Edilidade fosse ela qual fosse, mas, ainda com mais uma coisa, o relvado sintético. Pois bem, esse complemento já estaria ao serviço das crianças.

Afirmar Travanca

Bom dia.

Relembro aqui o programa com o qual o Partido Socialista se propôs para Travanca e com o qual irá fazer propostas e a oposição responsável ao executivo do PSD qiue nos governa. Clique aqui.

domingo, 6 de dezembro de 2009

O que pensam disto?

Neste meu primeiro contributo, gostaria de partilhar convosco uma situação de âmbito pessoal, mas que provavelmente será comum a tantos outros "Travanquenses de adopção".
Foi também com um sentimento de "apelo" relativo às minhas raízes que, há cerca de 10 anos atrás, decidi fazer uma mudança de vida, optando por construir uma habitação familiar em Travanca, terra do meu pai e avós paternos.
Era, e é, uma terra simpática, bem localizada, pois está a "dois passos" da cidade e constitui o centro de importantes vias de comunicação, por isso com boas condições para quem quer rentabilizar os seus investimentos.
Foi uma decisão difícil, pois vivi uma década na cidade, mas as razões de natureza afectiva tiveram o seu peso nesse passo. Por isso, volvidos mais de seis anos não estou arrependido.
Porém, face a algumas carências que a freguesia apresenta, entre as quais a falta de água ao domicílio e rede de esgotos (que são as mais graves, mas infelizmente comuns à maior parte das freguesias do nosso concelho), espero que à semelhança de muitos outros novos habitantes, não me "invada" um sentimento de que não terei feito o melhor investimento.
Por outro lado, quem me conhece sabe que no exercício das minhas funções públicas, tudo continuarei a fazer para que a nossa terra seja valorizada, procurando que sejam corrigidos e ultrapassados os problemas de que padece.
Ora, uma das situações que ainda não consegui perceber se é ou não um problema para a maioria da população Travanquense, é a localização da exploração de uma pedreira praticamente em plena área dita urbana da freguesia.
Nada tenho contra que procura rentabilizar ao máximo os seus bens e negócios, porém quando observo as imediações desta exploração, quando sinto em casa os fortes abalos das explosões e quando observo as várias fissuras que a minha recente habitação apresenta, questiono-me seriamente sobre se de facto estarão a ser observadas todas as regras de funcionamento e de segurança.
O que pensam os Travanquenses sobre isto?

Travanca "on line"



Boa tarde a todos!

A primeira mensagem que aqui deixo não poderia deixar de ser acerca da presença de Travanca no "Mundo virtual", ou melhor, na falta dessa presença.
Pois bem, aqui fica a tristeza de ver offline o site da Freguesia de Travanca, o www.jf-travanca.pt, a não abertura do blog "Travanca por Riba" e assim o encolhimento dos actuais membros do executivo em mostrarem a freguesia e o seu trabalho ao mundo.
Cumpre deixar aqui esclarecido que a responsabilidade do apagamento virtual da Freguesia de Travanca é unicamente do PSD e do seu executivo, que não efectivou em tempo útil a renovação da licença de dominio para ter a página activa e não do anterior executivo, presidido por mim, como têm dito algumas almas menos esclarecidas.