"TravancAlternativa"

Aqui encontramos um novo espaço de fórum sobre a realidade da nossa terra. Uma nova forma de encarar a vivência de Travanca, onde todos poderão intervir, elogiar, criticar tudo o que vai sendo feito, ou talvez não! Aqui estará vertida ainda a visão dos eleitos do Partido Socialista para a Assembleia de Freguesia de Travanca sobre a actuação do novo poder autárquico eleito em 11 de Outubro de 2009.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Património ao "abandono"!


Esta foto retrata o estado de abandono da "Fonte do Catão".

No mandato anterior a Junta de Freguesia requalificou todos os fontanários e tanques públicos, algo que não era feito de há muitos anos até então!

De boa memória a "festa" que os moradores do Monte de Além organizaram nas imediações da "Fonte das Canas", num domingo a tarde, para nos agradecer o arranjo da mesma!

O que fez o actual executivo para manter apresentáveis esses locais que são património da freguesia?

NADA!

PS "luta" por Travanca!


Na sequência da visita efectuada pelos Vereadores e Comissão Politica do PS a Travanca no passado sábado, dia 17, foram apresentadas algumas propostas na reunião pública do Executivo Municipal de ontem, dia 20 e que foram aprovadas por unanimidade.

A saber:
- Requalificação das vias "abertas" pela REFER, Rua Teotónio de Almeida, Rua dos Vales, Rua dos Combatentes e Rua do Senhor da Ponte;
- Requalificação da Rua dos Meeiros, que liga Damonde a Figueiredo;
- Requalificação da Escola do Outeiro com colocação de nova caixilharia, caleiras na frente do edifício e coberto desde a entrada até ás portas da escola.

Assim as deliberações sejam cumpridas rapidamente!

Foram ainda abordadas as situações do protocolo de delegação de competências  para a Rua da Fonte das Canas e Rua da Fontinha, que a Junta se "recusa" a executar, e ainda o facto de o Parque Temático Molinológico no lado de Travanca não estar a ter o mesmo "tratamento" que no lado de Ul.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Reforma Administrativa


Comunicado da concelhia do Partido Socialista, relativo à proposta da Unidade Técnica para a reorganização do concelho e EXTINÇÃO da freguesia de TRAVANCA



“Uma reorganização que não serve Oliveira de Azeméis” O País foi confrontado com o documento verde da reforma da administração local, da autoria do actual Governo PSD/CDS, que visava a extinção a régua e esquadro das freguesias, proposta que rápidamente mereceu uma forte contestação das populações e da generalidade dos autarcas que as representam.

Uma proposta que ao ser apresentada sem a auscultação prévia dos eleitos locais e sem respeitar a vontade das populações e as suas especificidades locais, só poderia ser entendida como um ataque às autarquias e uma afronta às populações.

No nosso concelho foi constituída em sede de Assembleia Municipal uma comissão que incluia para além dos representantes dos três partidos com assento na Assembleia Municipal, o Presidente da Câmara e o Presidente da Assembleia Municipal e que tinha como objetivo auscultar os autarcas das 19 freguesias e outras entidades que se entendesse por convenientes.

Uma comissão que após ter reunido em Fevereiro com os autarcas do nosso concelho sobre uma versão inicial da proposta (que entretanto veio a ser abandonada), não mais voltou a reunir por única e exclusiva responsabilidade de Herminio Loureiro.

Infelizmente, não é surpresa para os oliveirenses, Herminio Loureiro tem vindo a colocar permanentemente os seus interesses pessoais e político-partidários à frente dos interesses do concelho, gerindo assuntos muito delicados numa mera lógica de minimização de danos para a sua imagem, mesmo quando esta prática acarreta graves prejuízos para o concelho.

Imitando o Governo PSD/CDS, e cumprindo na prática a promessa que fez no início do processo, quando disse que fazia conta de não se preocupar com esta matéria, optou por se desresponsabilizar do processo político de extinção das freguesias, adiando e inviabilizando uma discussão séria que pudesse gerar uma solução mais consensual e equilibrada para o concelho. Ou seja, preferiu que a decisão final fosse “empurrada” para a Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT).

Por isso, foi sem surpresa que no passado dia 12 de outubro a Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis teve que deliberar por unanimidade não se pronunciar sobre a reorganização administrativa e territorial em Oliveira de Azeméis, posição assente num conjunto de pressupostos, de que se destacam a existência no nosso concelho de uma estabilidade territorial e administrativa desde 1926, constituindo-se as freguesias como o principal recurso de proximidade para os cidadãos, assim como a inadequação dos prazos e momento da implementação desta reorganização.

Agora, após a análise cuidada ao documento emitido pela UTRAT relativamente à extinção e agregação das freguesias no nosso concelho, o Secretariado da Comissão Política do PS de O. Azeméis vem manifestar a sua preocupação relativamente às propostas apresentadas, por entender que:

1. Uma reforma desta natureza deveria resultar da vontade expressa das populações e de processos participados e transparentes que permitissem uma melhor gestão do território, sem colocar em causa a proximidade e a prestação de serviços públicos com qualidade;
2. A forte contestação por parte da maioria dos autarcas aos critérios impostos pela lei é uma prova de que estes se traduzem num mero exercício administrativo cujo único objetivo é a eliminação de freguesias, sem salvaguardar as especificidades de cada autarquia e os reais interesses das populações locais;
3. A proposta para criação de uma mega-freguesia no nosso concelho, resultante da extinção das freguesias de Oliveira de Azeméis, S. Tiago de Riba Ul, Macinhata da Seixa, Ul e Madail, com mais de 21 mil habitantes, é incompreensível quando a mesma lei permite que continuem a existir em Portugal dezenas de municípios com menos de 10 mil habitantes;
4. A extinção das freguesias de Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca, assim como das freguesias de Nogueira do Cravo e Pindelo, para que se formem duas novas freguesias com cerca de 5 mil habitantes, é incompreensível e de desrespeito para com as suas populações, quando permite que no município continuem a existir freguesias de 2 mil habitantes.

Face aos referidos factos, e tendo em conta o respeito que nos merecem os autarcas e as populações das freguesias alvo de uma lei insensata e divisionista, a Concelhia do Partido Socialista vai solicitar aos seus eleitos que requeiram com caráter de urgência a realização de Assembleias de Freguesia e que apelem à participação da população no sentido de se pronunciarem sobre a proposta da UTRAT, a qual pretendeu cumprir simplesmente os critérios administrativos impostos pela lei, sem ter em conta as diferentes realidades e, principalmente, sem a preocupação de salvaguardar a equidade e unidade territorial no nosso concelho.


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Agregação da freguesia.


Aqui podemos descarregar a Proposta da Unidade Técnica de Reforma das Freguesias para o concelho de Oliveira de Azeméis. De acordo com a mesma a nossa freguesia irá agregar a Palmaz e Pinheiro da Bemposta.

domingo, 14 de outubro de 2012

Água e saneamento...para quando?





Importa lembrar as palavras do actual presidente da câmara que enquanto candidato, em 2009, prometeu as implementação das redes de abastecimento de água e saneamento básico a 100% até 2013, promessa essa feita também pelo actual presidente da Junta de Freguesia de Travanca como se pode constatar no seu prospecto de campanha. Travanca não tem rede de saneamento básico e a percentagem no abastecimento de água é diminuta. Tudo valeu para ganhar eleições!...até mesmo enganar os Oliveirenses em geral e os Travanquenses em particular com promessas irresponsáveis e mentirosas!

Vergonhoso!

O nosso presidente de câmara deu-se ao luxo de conseguir da Assembleia Municipal autorização (aprovada pelo PSD com os votos contra do PS e do CDS) para contratar por dois anos os serviços de internet, telefone e televisão para o seu gabinete mas...com o pacote Sporttv incluido! Não será um sinal vergonhoso que se dá as suas populações que vivem a austeridade imposta pelo governo da nação liderado pelos seus "amigos"??? Os Travanquenses também pagam!

Não se entende!...

Na passada sexta feira o Partido Socialista apresentou na Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis uma proposta no sentido de o valor equivalente a 0,5% do IMI que irá ser arrecadado pelo Município em 2013 fosse canalizado para as Juntas de Freguesia. Pois bem,...a proposta foi chumbada pela bancada do PSD onde se inclui o presidente da Junta de Freguesia de Travanca, numa manifestação de cegueira política. Não se entende este tipo de posições...em que os interesses partidários se sobrepõem aos superiores interesses das populações...em particular dos Travanquenses... e não se entende que se esteja na Assembleia Municipal apenas para "levantar o braço" num "seguidismo" irreflectido! À reflexão de todos!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

EB1 do Outeiro

A Escola do Outeiro precisa de obras! Urge substituir a caixilharia e requalificar as casas de banho/balneários!

sábado, 25 de agosto de 2012

Espaço de convívio sénior.

No decorrer do Ano Europeu do Envelhecimento Activo importa lembrar que já existe um espaço na freguesia para criação de um local de convívio para idosos, à semelhança do que foi feito, e muito bem, numa freguesia vizinha. Trata-se da antiga Escola de Besteiros que dispõe de duas salas. A estrutura foi "entregue" à Turma da Bola há cerca de 5 anos sendo que um dos requisitos para essas mesma entrega seria a criação do referido espaço numa das duas.
Aguarda-se que o protocolo seja cumprido e se o fosse ainda este ano seria uma boa forma de assinalar a efeméride!

sábado, 21 de julho de 2012

Entrevista de Hermínio loureiro ao Diário de Aveiro.

Entrevista Surreal! Na "conversa franca com os...parceiros" onde "tínhamos de canalizar...o nosso investimento para os grandes investimentos reprodutivos" e na referencia a "contenção de despesas" e "investimento criterioso e rigoroso e fundamentalmente no que vai gerar riqueza" deve ter esquecido o dinheiro gasto e a gastar em promoção de imagem e na Volta a Portugal! A destacar que nas eleições de 2009 prometeu Água e Saneamento a 100% em quatro anos, até 2013, e agora, em 2012 passou para mais seis anos.

Festa do NCTL!

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aperto??? De quem???


A Junta de Freguesia vive dias de "aperto" financeiro e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis deve-lhe alguns milhares de euros de protocolos assinados e executados. Pelos vistos corre pelo concelho "à boca miudinha" que a Câmara "está falida", não tem dinheiro...nem para pagar as dívidas desse protocolos nem outras coisas essenciais mas para ISTO!!!...vai haver dinheiro! São...opções e ... preferências!!!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

A verdade em 6m40s!


terça-feira, 12 de junho de 2012

domingo, 10 de junho de 2012

AMOSTRA!

AQUI TEMOS (mais!) UMA AMOSTRA DA INCOMPETÊNCIA  DO ACTUAL EXECUTIVO DO PSD NA FREGUESIA DE TRAVANCA!!! 
Trata-se do extracto detalhado de uma rubrica da contabilidade da Junta de Freguesia e que se refere a "Encargos das Instalações - Electricidade - Sede da Junta de Freguesia".

Este documento só aqui é tornado público pois eu próprio, no exercício de oposição para o qual fui eleito, o solicitei através da mesa da Assembleia de Freguesia.

A incompetência é tanta que podemos encontrar no documento 1056,71€ mal classificados. Encontramos lançamentos de despesas com a "Taxa de lixos "(Municipio de Oliveira de Azeméis), com a água engarrafada (Selda), com combustíveis (Torres & Vaz)e com vigilância/segurança (Securitas Direct Portugal, Lda) que nada teem a ver com...electricidade.

Como já foi aqui escrito há que referir que no decorrer da ultima Assembleia de Freguesia, para não dizer todas, por inúmeras vezes as dúvidas da oposição ficaram por esclarecer por manifesto desconhecimento das matérias a tratar por parte do Executivo.

No que toca a esta despesa foi concluído o necessário eventual diálogo com as entidades e associações que utilizam o edifício da Junta no sentido de diligenciar para que a "factura" baixasse ou deixasse de "pesar" nos "cofres" da Junta. Estavamos a falar de falsos números, o que desvirtua quase completamente a discussão e que acaba por atestar a "falta de coragem" do Executivo nas "diligências".

A gravidade de tal situação está aqui vertida e trata-se de uma pequena mas importante amostra.

A contabilidade da Junta de Freguesia será porventura "(mal)tratada" por pessoas pagas para isso mas tal não escamoteia de forma alguma a responsabilidade enorme daqueles que foram eleitos para gerir os dinheiros públicos da nossa freguesia.

Com este exemplo de incompetência caem por terra expressões como " temos arcabouço" e " tenho uma casa maior onde não há problemas".

A "enorme" ajuda (que é apregoada!) da Câmara Municipal a este Executivo não trás consigo o que é mais importante,...capacidade, competência, responsabilidade e gosto pela "coisa pública".

"Quem não tem...não pode dar!"

terça-feira, 5 de junho de 2012

Estranho!

Acho estranho que a EDP tenha mudado postes (e colocado novos) na Rua das Arrotas e não tenha mudado este! Neste entroncamento da Rua de Besteiros com a Rua das Colectividades, junto à passagem de nível continua a faltar um espelho para melhor visibilidade. Ambas as situações tratam-se de "pormenores" mas que...contam!

domingo, 27 de maio de 2012

Vergonha!

O site da Freguesia de Travanca continua vergonhosamente desactualizado. Destaco o facto de não ser possível encontrar e assim aceder aos documentos de prestação de contas, facto que além de vergonhoso configura uma ilegalidade! Nota-se ainda a não inclusão das actas das Assembleias de Freguesia e da Junta de Freguesia embora no que toca ás da J.F. se admita que não as publiquem dado serem também vergonhosas, já que a língua portuguesa é muito maltratada.

domingo, 13 de maio de 2012

Uma imagem vale mais que...

As seguintes realidades na nossa freguesia "espelham" respectivamente as "capacidades e competências" da Junta de Freguesia e Câmara Municipal.
Esta foto retrata a "acumulação" de blocos de cimento provavelmente para uma obra na Travessa do Sapateiro "despejados" pela Junta de Freguesia há bem mais de um ano! Não foram usados ali nem necessários noutras obras! Demonstrativo...
Esta foto da rotunda dos Lacticínios é uma demonstração da capacidade do Sr. Presidente da Câmara nomeadamente para fazer show-off!

terça-feira, 24 de abril de 2012

Prestação de Contas.

Hoje, pelas 21 horas, decorrerá a sessão de Assembleia de Freguesia onde o assunto principal será com certeza a análise á Conta de Gerência e actividade do executivo no ano de 2011. Após a sua apreciação no local certo e apropriado colocarei aqui as principais conclusões e eventualmente alguns documentos.
Da análise à documentação concluiu-se que é imperativo "emagrecer" a despesa corrente sendo necessária coragem do executivo para tomar algumas medidas,qualidade essa que me parece escassear. Como se constata aqui o nível de investimento próprio do executivo, ou seja, a execução de obras por iniciativa exclusiva da Junta é muito baixo (11782.23€). Esta execução e a do ano anterior são seguramente as mais baixas dos últimos 18 anos(no mínimo!) e ambas conseguiram ser inferiores ás transferências efectuadas pela Câmara Municipal para obras. Constata-se ainda que a conjuntura acima descrita proporcionou criação de dívida (linhas não assinaladas). Estamos perante números e indicadores que aferem a capacidade e competência do executivo. Talvez um "pacto de regime" possa ajudar!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Sem comentários...

segunda-feira, 12 de março de 2012

Diga não ao Mapa Judiciário para Oliveira de Azeméis


""O novo mapa judiciário proposto pelo Ministério da Justiça extingue o Círculo Judicial de Oliveira de Azeméis. Com este mapa judiciário o Tribunal Judicial de Oliveira de Azeméis é esvaziado de muitas das suas competências, passando 2/3 dos seus processos para os tribunais vizinhos. Esta reformulação do mapa judiciário prejudica gravemente os interesses do Concelho de Oliveira de Azeméis e os Oliveirenses para acederem à Justica serão transformados em cidadãos itinerantes, o que tornará mais caro e dificil o exercicío dos seus direitos de cidadania. Precisamos do seu apoio para impedir a concretização desta proposta que representa um retrocesso para o desenvolvimento económico e social de Oliveira de Azeméis. Impeça com a sua assinatura que este mapa judiciário prejudique o nosso Concelho."" Participe aqui.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PDM - Discussão pública.

INFORMAÇÃO ÚTIL SOBRE A REVISÃO DO PDM.

CLIQUE AQUI.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PDM - Finalmente!


Desde ontem e até dia 19 de Março está em discussão pública o Plano Director Municipal.

 Até aquela data os Travanquenses, mais ou menos interessados, devem consultar o documento e eventualmente dar o seu contributo dirigindo-se para tal à sede da Junta de Freguesia.

A sessão de divulgação promovida pelos técnicos da Edilidade terá lugar no dia 16 de Fevereiro ás 21 horas na sede da Junta.

Documento para consulta aqui.

domingo, 8 de janeiro de 2012


Este triste espectáculo foi "registado" ontem na Rua da Estrada Real e demonstra uma total falta de civismo de que constata que os contentores estão quase cheios e coloca os sacos no chão à mercê de cães vadios que remexem e destroem à procura de comida.

 Estive no local para despejar lixo e deixei-o bem acondicionado sem recorrer ao chão.

 Entretanto, e não servindo de desculpa, sugiro um melhor acondicionamento dos contentores, eventualmente com uma "caixa de encaixe" e uma maior frequência na recolha dos resíduos.