"TravancAlternativa"

Aqui encontramos um novo espaço de fórum sobre a realidade da nossa terra. Uma nova forma de encarar a vivência de Travanca, onde todos poderão intervir, elogiar, criticar tudo o que vai sendo feito, ou talvez não! Aqui estará vertida ainda a visão dos eleitos do Partido Socialista para a Assembleia de Freguesia de Travanca sobre a actuação do novo poder autárquico eleito em 11 de Outubro de 2009.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Prestação de Contas.

Hoje, pelas 21 horas, decorrerá a sessão de Assembleia de Freguesia onde o assunto principal será com certeza a análise á Conta de Gerência e actividade do executivo no ano de 2011. Após a sua apreciação no local certo e apropriado colocarei aqui as principais conclusões e eventualmente alguns documentos.
Da análise à documentação concluiu-se que é imperativo "emagrecer" a despesa corrente sendo necessária coragem do executivo para tomar algumas medidas,qualidade essa que me parece escassear. Como se constata aqui o nível de investimento próprio do executivo, ou seja, a execução de obras por iniciativa exclusiva da Junta é muito baixo (11782.23€). Esta execução e a do ano anterior são seguramente as mais baixas dos últimos 18 anos(no mínimo!) e ambas conseguiram ser inferiores ás transferências efectuadas pela Câmara Municipal para obras. Constata-se ainda que a conjuntura acima descrita proporcionou criação de dívida (linhas não assinaladas). Estamos perante números e indicadores que aferem a capacidade e competência do executivo. Talvez um "pacto de regime" possa ajudar!

2 comentários:

  1. Após requerimento a solicitar a conta corrente referente aos gastos com electricidade em 2011 foi com estupefacção que constatei lançamentos nessa rubrica de despesas com a taxa de lixo que se paga à Câmara, de gasóleo e de vigilância /segurança, de cerca de 1000€.
    Provavelmente aconteceu o mesmo em 2010!
    Isto é demonstrativo da (in)competência do executivo nomeadamente do tesoureiro.
    Vergonhoso!!!

    ResponderEliminar
  2. Já agora, convém acrescentar que na ultima assembleia, à conta desse tema, ou seja, análise aos valores exagerados de algumas rubricas do orçamento, se 'perderam' umas duas horas e inclusivé a sessão foi suspensa para se recolherem mais dados sobre a contabilidade da junta, pois ás perguntas da mesa, a junta não soube responder.
    Conclusão, estivemos a analisar e a perder tempo com contas mal feitas, e foram feitas avaliações e votados documentos que estão errados e assim seguiram para o tribunal de contas.

    Isto foi este ano... e nos outros?

    ResponderEliminar