"TravancAlternativa"

Aqui encontramos um novo espaço de fórum sobre a realidade da nossa terra. Uma nova forma de encarar a vivência de Travanca, onde todos poderão intervir, elogiar, criticar tudo o que vai sendo feito, ou talvez não! Aqui estará vertida ainda a visão dos eleitos do Partido Socialista para a Assembleia de Freguesia de Travanca sobre a actuação do novo poder autárquico eleito em 11 de Outubro de 2009.

domingo, 24 de abril de 2011

1100 € ???



Exactamente!!!

Mil e cem euros...foi quanto custou à Freguesia a iluminação de Natal na Av. 25 de Abril e edificio da junta no ano passado.

Reafirmo o que escrevi na altura mas após ter conhecimento das contas de 2010 não posso deixar de manifestar alguma indignação com o facto de durante o ano o executivo sempre se ter queixado de não ter dinheiro para nada, de ter herdado uma dívida "brutal" ( o que claramente não se confirmou!!!) e depois gasta 1100€ em algo bonito mas não essencial ou prioritário.

Além do mais existem outros aspectos que as contas revelam e que confirmam algum desgoverno.

Deixo apenas um exemplo: a freguesia recebeu da Câmara Municipal para obras,...repito: PARA OBRAS!... 34948€ ( e deste valor fazem parte cerca de 17200€ recebidos de protocolos em atraso de OBRA FEITA assinados no mandato anterior), sem contar com receitas eventualmente residuais, como seja a venda de campas e outras (1850€), e investiu em obras,...repito: OBRAS!... a quantia de 28158,71€. Isto leva a concluir, apenas com a ajuda aritmética, que foram usados 8639,29€ para pagar despesas correntes, sem que para isso tenha havido uma explicação mínima. É certo que tal aconteceu no passado mas nunca em valores tão elevados, no que toca ao equilíbrio entre despesas e receitas, mas sempre com investimento mínimo em OBRAS superior ao transferido pela edilidade. Facilmente se percebe que houve despesas supérfluas como a que aqui "denuncio".

Também no mandato anterior a junta pedia orçamentos para idêntica situação e nunca...repito: NUNCA!...fez tal gasto pois...teria sido bonito mas não necessário.

6 comentários:

  1. Na altura escrevi:"Bonito, está, sem dúvida. Certamente que não envolveu (grandes) custos para a freguesia, pois ninguém perceberia que, em alturas de crise, não fosse dado um exemplo de grande rigor na gestão dos parcos recursos da nossa freguesia."

    Agora, resta-me o comentário: Na gestão dos dinheiros públicos, mais até do que na nossa vida, temos que fazer as opções que mais beneficiem a população.
    Por isso, tendo o maior respeito por quem decidiu, mas face aos custos conhecidos, julgo que a opção não terá sido a melhor.

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  2. Falta ainda referir os mais de 1600€ gastos no passeio dos Idosos e o facto de o saldo da gestão anterior ter sido totalmente afecto a despesa corrente e não a investimento.
    Relativamente à questão do passeio dos idosos, informamos o Sr. Tesoureiro do compromisso que existe da CMOAZ em financiar estes passeios. Respondeu o secretário que a Câmara não pagava nada, o que refutamos, para a seguir nos responder que a CMOAZ só paga 10€ e a maiores de 65 anos...
    Bem, é o cúmulo! Primeiro não há acordo, depois afinal já há, mas só para maiores de 65!?! Em que ficamos?!? O que ainda nos leva a crer que não foram só idosos (> 65anos) ao passeio... enfim, mas pasme-se o total relaxamento quanto ao facto de não exigirem essa verba à CM, quando em Cucujães a mesma CM paga o passeio a cerca de 1000 idosos. Então, onde está a via verde para as juntas? O 'amigo'?
    O passeio dos idosos custava até aqui à freguesia cerca de 400€... o ano passado custou mais de 1600€ porque até o almoço foi pago!!! Isto é 4x mais!!!!
    Relativamente ao saldo da execução anterior, é simplesmente incompreensível esta decisão. Para mim é uma total falta de senso e de competência para a função em causa! As despesas do ano corrente estavam já orçamentadas, logo o saldo do ano anterior teria de ser afecto a despesas de capital, pois se em vez de se pagar aos fornecedores nossos credores, resolvemos ficar com o dinheiro em caixa para o ano seguinte, outra opção não seria de esperar, do que efectivamente pagar o que devemos com esse dinheiro, mas não, preferiu o Sr. Tesoureiro destinar esse dinheiro a despesas correntes! Não bastou gastar mais 10000€ do que o valor orçamentado, ainda se 'desviam' quase 5000€ de um ano para o outro, de receitas de capital para despesas correntes. Incompreensível!
    A somar a isto temos ainda os custos de Expediente e Limpeza das escolas, protocolados em 200€ por sala, e que ainda não foram justificados nos 2 últimos anos, logo não se recebeu nada, e estamos a falar de alguns milhares de euros...
    Concluindo, enumeramos ainda mais duas situações que estão pendentes desde o inicio do mandato e que renderiam à freguesia mais de 12500€, mas a atitude é a mesma... até hoje não se fez nada, e deixa-se andar.
    Para um executivo que repete sessão após sessão o mesmo discurso da falta de dinheiro e a divida herdada, a realidade parece ser outra, pois há bastante dinheiro para gastar onde não é preciso, e não há qualquer interesse em resolver negócios em favor da freguesia.

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  3. eu acho que o aqui esta ser feito, é uma jogado que sinceramente é muito infeliz, pois se a recursos neste mandato e nao houve outro entao temos que dar os parabens ao presidente por trabalhar e pela dedicaçao que o levou a conseguir estes beneficios,

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  4. Meu caro anónimo, que beneficio teve, ou tivemos, na instalação da referida iluminação?
    Aquilo que refere poderia colher a minha concordância se durante aquele ano a junta não se tivesse lamentado permanentemente de falta de dinheiro e de ter, supostamente, herdado uma dívida que consideravam "astronómica".
    Se o tempo fosse de "vacas gordas" não criticaríamos esse acto de (má) gestão até porque o resultado foi bonito.
    Isto não se trata de "jogada" mas sim de uma efectiva constatação de factos.
    Duvido que perceba o que aqui é escrito mas espero que isso aconteça.
    Cumprimentos

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  5. Bem bonito ficou mas realmente 1100"aereos" (e não, não me enganei chamei-lhes assim pois estes voaram) foi um pouco exagerado para os tempos que correm. Eu penso que temos de começar a dar mais valor ao dinheiro dos contribuintes não podemos ganhar 100 e gastar 150 pois ao fim de um mês temos 50 de prejuiso ao final de um ano são 600, isto é simples penso eu!
    Mas a falar é que nos entendemos, e por bem de Travanca falem não façam barulho, pois para quem conhece a história da "carroça vazia" quanto mais barulho fazem mais a carroça vai vazia...
    http://www.simplescoisasdavida.com/carroca-vazia/

    Ctavares

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  6. Muito bom... permita-me acrescentar que essa 'fábula' ilustra bem o ambiente das nossas ultimas assembleias, e mais não digo... :)

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