"TravancAlternativa"

Aqui encontramos um novo espaço de fórum sobre a realidade da nossa terra. Uma nova forma de encarar a vivência de Travanca, onde todos poderão intervir, elogiar, criticar tudo o que vai sendo feito, ou talvez não! Aqui estará vertida ainda a visão dos eleitos do Partido Socialista para a Assembleia de Freguesia de Travanca sobre a actuação do novo poder autárquico eleito em 11 de Outubro de 2009.

domingo, 21 de novembro de 2010

"Porta da Vergonha"


Esta fotografia documenta a vergonha que é o facto de ter sido colocado um portão em plena via pública, na Rua dos Vales, em Besteiros, por parte de um "iluminado" que por sinal nem é travanquense.

Esta situação, que está assim há cerca de dois anos, foi objecto de veemente protesto por parte da junta de freguesia anterior tendo sido efectuadas as diligências junto da câmara municipal que é quem tem competências nesta matéria.

O "iluminado" nessa altura alegou que teria sido o presidente da junta anterior a mim que teria sugerido ou autorizado tal aberração o que é anedótico. Agora, por incrivel que pareça, o mesmo terá dito ao actual presidente da junta, segundo fonte oficiosa, que fui eu quem autorizou/mandou a colocação daquele portão. De acordo com a mesma fonte este tera acreditado. Eu...não acredito mas...se ele for um dos que acredita em tudo o que lhe dizem não ficarei admirado.

Importa esclarecer que tal é totalmente mentira visto estarmos perante uma situação de total abuso da "coisa de todos nós" pois aquela via é claramente pública em toda a extensão do pavimento, esse mesmo colocado pela junta de freguesia e câmara municipal no tempo do falecido Sr. Manuel Francisco de Almeida e estarmos perante uma situação em que o executivo anterior, em especial eu próprio, se ter empenhado na denuncia da situação e pressão para que aquele "monstro" fosse retirado da via.

Importa também que se venha a saber e se perceba o que se passou nos corredores da câmara municipal de Oliveira de Azeméis pois alguns dias após o levantamento da situação pela fiscalização municipal o "iluminado" terá sido notificado para retirar o portão em determinado prazo após o qual, se não o fizesse, seria retirado pelos serviços da câmara sendo-lhe imputados os custos associados sendo que não se verificou a resolução nem de uma forma nem de outra.

Importa ainda perceber o porquê de a câmara numa primeira fase considerar esta situação uma infração e passado algum tempo ter dúvidas.

É igualmente importante referir que o anterior executivo apresentou provas e testemunhas de que o pavimento é público e estava já em condições de avançar para instâncias superiores no sentido de resolver aquele problema, nomeadamente o Ministério Público.

Entretanto foi feito um "abaixo-assinado" com cerca de 200 assinaturas e entregue na câmara municipal a solicitar a remoção do portão. Esperemos pelo que vai acontecer. Nele não está a minha assinatura apenas porque não foi possivel a minha presença física para o fazer mas deixo aqui nota de que o subscrevo integralmente.

A foto abaixo, pelos vistos, expressa a vontade de um outro proprietário de um terreno anexo e que quer que o portão esteja aberto. Sim!...porque o "iluminado" não é o unico "dono de montes" com acessos por aquela via!




Aqui está uma melhor identificação do local:

Sem comentários:

Enviar um comentário