Páginas
"TravancAlternativa"
Aqui encontramos um novo espaço de fórum sobre a realidade da nossa terra. Uma nova forma de encarar a vivência de Travanca, onde todos poderão intervir, elogiar, criticar tudo o que vai sendo feito, ou talvez não! Aqui estará vertida ainda a visão dos eleitos do Partido Socialista para a Assembleia de Freguesia de Travanca sobre a actuação do novo poder autárquico eleito em 11 de Outubro de 2009.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Fechou.
Aquilo que, mais cedo ou mais tarde, se sabe que aconteceria aconteceu, a Extensão de Saúde de Travanca encerrou e agora os travanquenses terão que se dirigir ao Pinheiro da Bemposta para serem atendidos pelos médicos da USF.
Tal situação embora fosse quase irreversível levanta uma questão: será que a nossa Junta de Freguesia esgotou todas as diligências possíveis no sentido de, de certa forma, tentar alterar a decisão ou adequar melhor as alterações no sistema de cuidados primários permitindo que o nosso posto médico pudesse continuar a funcionar pertencendo à USF do P. Bemposta?
Será que o nosso Presidente não terá apenas e só questionado o Presidente da Câmara, conforme afirmou na assembleia de freguesia de 30/12/2009 em resposta a questão sobre o ponto dessa situação?
Agora importa perceber se os cuidados de saúde nos vão ser prestados em melhores condições. Esperamos que agora seja mais fácil e mais rápido obter consultas médicas e assistência de enfermagem.
Agora importa acautelar as questões da mobilidade das pessoas, principalmente as mais idosas, nomeadamente no que toca a transportes para o Pinheiro da Bemposta. Creio que há condições para minorar essas dificuldades. Porque não a extensão do TUAZ ao sul do concelho?
Abaixo deixo algumas considerações sobre as USF.
Unidades de Saúde Familiar
A implementação de unidades de saúde familiar (USF) prende-se com os grandes objectivos da reforma dos cuidados primários de saúde, actualmente em curso, e que são:
Aumento da acessibilidade e satisfação dos utilizadores de cuidados de saúde
Aumento da satisfação dos profissionais envolvidos na prestação de cuidados
Melhoria da qualidade e continuidade dos cuidados prestados
Incremento da eficiência nos serviços.
A criação das USF baseia-se numa série de condições a respeitar como:
Responsabilização de prestação de cuidados de saúde gerais, personalizados, com respeito pelos contextos sócio familiares a um grupo de cidadãos que varia, em geral, entre 4.000 e 18.000 utentes
Adesão voluntária dos profissionais a envolver
Trabalho em equipa multiprofissional
Obrigatoriedade da existência de um sistema de informação
Regime remuneratório baseado no desempenho profissional
Regime de incentivos
Contratualização e avaliação de desempenho.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário