"TravancAlternativa"

Aqui encontramos um novo espaço de fórum sobre a realidade da nossa terra. Uma nova forma de encarar a vivência de Travanca, onde todos poderão intervir, elogiar, criticar tudo o que vai sendo feito, ou talvez não! Aqui estará vertida ainda a visão dos eleitos do Partido Socialista para a Assembleia de Freguesia de Travanca sobre a actuação do novo poder autárquico eleito em 11 de Outubro de 2009.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Bom senso.



Para aqueles que continuam a reclamar do papel da oposição cá vai um belo exemplo daquilo que, com falta do mesmo, poderia também estar a acontecer em Travanca.

É só clicar aqui.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Rua dos Farinhas.



Há poucos meses pudemos constatar que a Junta de Freguesia colocou, e bem, tapete fresado nas Ruas da Vessada, da Póvoa e Teotónio de Almeida aproveitando a oferta desse material por uma empresa da terra.

Estranhamos que a Rua dos Farinhas não tenha tido o mesmo tratamento.

Mais estranho ainda é o facto de o executivo anterior ter sido questionado recentemente em Assembleia de Freguesia, pelo actual, acerca da "legalidade e/ou regularidade" daquela artéria recente invocando que "na Câmara Municipal não existe nada".

No mínimo isto é surreal.

Senão...vejamos:
- a rua tem iluminação pública pedida...pela Câmara;
- a rua tem sinalização vertical colocada...pela Câmara;
- os privados que deram terreno para que o caminho passasse a rua pública assinaram a escritura com...a Câmara;
- a passagem ao domínio público foi aprovada em reunião de...Câmara e ... Assembleia Municipal;
- a toponímia foi aprovada em reunião de...Junta, ...Assembleia de Freguesia, ...Câmara e... Assembleia Municipal, sendo que só após todo este processo foram colocadas as placas;
- se a rua não fosse "devidamente" pública os Travanquenses que ali construíram a sua habitação, regressando a Travanca, não o poderiam ter feito porque os fiscais...da Câmara não teria deixado.

Onde está a dúvida?

Entretanto...a rua merece atenção!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Condolências.


Ontem foi a sepultar a D. Emilia Choupeiro.

Hoje vai a sepultar a D. Isabel Soares.

A primeira é mãe do Sr. Vitor Choupeiro, meu amigo e camarada. O Sr. Vitor fez parte comigo do executivo da Junta de Freguesia entre 2002 e 2005, além de elemento da Assembleia de Freguesia vários anos.

A segunda é esposa do Sr. Aureliano Cabral. O Sr. Aureliano fez parte do executivo durante dois mandatos, os presididos pelo Sr. Manuel Francisco de Almeida, além de elemento da Assembleia de Freguesia vários anos, nomeadamente no anterior mandato. É ainda presidente da Associação de Solidariedade Social de Travanca.

Dois entes queridos destes dois amigos e dedicados a Travanca partiram.

Em meu nome e dos elementos do Partido Socialista deixo aqui os mais sinceros sentimentos de pêsames aos Sr.s Vitor e Aureliano e a todos os restantes familiares.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

EN 1

Recentemente constatámos que foi efectuada uma limpeza das bermas e rotundas na Av. Sá Carneiro e Rua do Pego, antiga EN 1. Até aqui nada de estranho...o estranho é que a mesma foi feita pelos funcionários da Câmara, ao serviço da Câmara, quando em pelo menos 5 anos passados nunca a Edilidade o tinha feito. E fê-lo agora tão somente por lá passar a etapa da Volta a Portugal em bicicleta que acabou na cidade no dia 5.

Outra discussão se levanta e que se prende com a necessária requalificação daquela via. Em Travanca mais não seria que terminar o trabalho iniciado há cerca de 7,8 anos.
Nas fotos constatamos o estado do trabalho: passeios só num dos lados da via, marcações no pavimento - nem vê-las (as únicas que existem foram solicitadas pela junta anterior à Estradas de Portugal quando da reformulação do Nó da EN224, e que incluem a única passadeira de peões existente na freguesia), uma rotunda com sinais de stop e que se contorna pela esquerda, sinalização vertical em mau estado, ecopontos e caixotes do lixo mal enquadrados e acondicionados, um rail metálico de protecção junto à ponte do Pego destruído há anos, um buraco junto à mesma que esteve anos por arranjar, etc...






Para compor o ramalhete podemos ler no "Correio de Azeméis" de ontem que o assunto foi discutido em reunião de Câmara e que a maioria PSD além de chumbar a proposta do PS de projectar e candidatar a requalificação da antiga EN 1 a fundos do QREN ainda afirmou não ter perdido financiamentos. Ao que parece existe um protocolo com a estradas de Portugal relativo a esta via e que não foi cumprido pela Câmara.
Inacreditável é ler as palavras do Sr. Presidente da Câmara quando afirma "onde havia população resolvemos as necessidades"
É caso para perguntar: porventura não terá Travanca população e necessidades?
Para rir, a pergunta do sr. Presidente "Digam-nos...Em que cortariam para fazer os passeios?"
Eu respondo...cortaria nas festas e supostas campanhas de promoção de imagem...

domingo, 1 de agosto de 2010

WWW.JF-TRAVANCA.PT




Lamentavelmente ao clicar o site da Freguesia de Travanca continuamos a ter acesso a ... nada!

Parece-me ser uma total falta de respeito pela Assembleia de Freguesia de Travanca que deliberou no final do ano passado a reactivação do portal da Freguesia mas penso ser um desrespeito maior por todos aqueles, travanquenses e outros, muitos deles emigrantes até, que se habituaram a ter informação sobre Travanca à distância de um clique.

Justo??? parte II

Se na semana passada encontrei o polidesportivo fechado a cadeado esta semana já estava como podem verificar na foto.



Entretanto o edital continua a esconder a mensagem "Este local é de todos. Respeite-o!"



Porque será?